quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Mostra Portuguesa em Madrid


Desde 2002 que se realiza em Espanha, a Mostra Portuguesa organizada pela Embaixada de Portugal, nomeadamente pelo poeta João de Melo, conselheiro da cultura da mesma.
Este ano ao contrário dos anteriores, realizaram-se eventos em várias cidades espanholas: concertos, teatros, dança, gastronomia, tertúlias, ... foi um programa recheado a que a TVE1 chamou "o mês mais português por Espanha". Por fim, falaram de outra coisa para além do Cristiano Ronaldo...

O programa deu início com um belíssimo concerto de Rodrigo Leão, que teve direito a sala cheia no famoso Teatro de la Zarzuela e com a presença de Pedro Almodovar, que um dia antes declarou numa tv ser "um grande entusiasta" deste cantor.


O aclamado cineasta esteve mesmo ao meu lado, por apenas 2 min, mas isso não interessa, o facto é que estive ao lado de uma estrela galardoada de Hollywood. Nem sei como me segurei e não lhe pedi para tirar uma foto comigo LOL Ah, e esteve sentado 3 cadeiras ao meu lado!!! Pela forma informal como chegou e se juntou aos outros espectadores, pareceu-me ser uma pessoa simpática e sem vedetismos. A meio do concerto resolveu dar ares de Pedro Abrunhosa ou do seu compatriota Risto Mejide (polémico apresentador de tv por não ter papas na língua. Eu adoro-o!) e pôs os óculos de sol... a sala já estava escura, por isso não sei bem o que ele viu, contudo aplaudia bastante!

Não memorizei todo o programa, até porque o que se realizou em Cáceres, Vigo, Barcelona, etc., como está fora do meu âmbito geográfico não me interessou. Contava ir a muitos dos eventos que se realizaram por Madrid, mas por motivos de agenda LOL, tal não aconteceu...Enfim, fui apenas ao concerto do Rodrigo Leão e da fadista Cristina Branco acompanhada pela espanhola Maria Beresarte, e que bem canta a chica! Claro que como sou bom garfo, também não faltei à mostra gastronómica com chefs, segundo dizem, de renome.


Foi uma mostra que muito orgulhou os portugueses que vivem em Espanha. Que esta 7ª edição se repita vezes 7, porque temos que deixar de ser conhecidos por esta gente, como o país que vende toalhas baratas!

Nenhum comentário: