sexta-feira, 31 de julho de 2009

Jantaradas

Aqui por casa nao costumamos fazer os famosos botellones, isso (mais a limpeza) fica para a casa dos amigos. Por aqui, organizamos jantares temáticos, ora mexicanos ora portugueses, sempre com pratos variados, embora no meu caso o bacalhau seja REI.

Num dos últimos jantares éramos 10 pessoas de 4 nacionalidades. Divertimo-nos imenso, principalmente com as pecularidades de cada cultura. Sem dúvida que a língua é a maior cultura que um país pode ter. Por exemplo, o que significa em português uma coisa em espanhol pode significar outra totalmente diferente. Ora vejamos de português para espanhol:

almoço = comida; bebedo = pedo; bolso = mala; dar pica = mola; gozar = burlar; espantoso = pior que mau; fatal = horrivel; gajo = tio; lista = esperta; miar = mijar; mau = miar; pila = pilla; preguiçoso = vago; pronto = em breve; retrasado = atrasado (mas nao mental); saco = bolsa; seguro = ter certeza de; trazer = trair; .... há muitas mais (quem se lembrar de outras que me diga para eu colocar aqui) mas o que os deixa de boca aberta sao mesmo os dias da semana!




Para além dos botellones e dos jantares, o que nao falta sao motivos (uns necessários outros em que forçamos a necessidade) para nos encontrarmos. Realmente posso dizer que a minha turma é muito unida e dada para festas, nem o Parque Real del Buen Retiro se escapa com os famosos pic nics de 4ª feira. Há quem nunca falte a nada, mas eu (infelizmente) nao me posso dar a essa vida, caso contrário nao teria tempo para outras coisas nem para variar de grupo. Porque será que o dia nao tem 36h?!

Para além do jantar de aniversário da minha colega de casa e máter, Sílvia, também marquei presença na festa de aniversário do Marco, na festa de despedida do Francisco e no belissimo jantar tipico colombiano, com muitas memórias de Marrocos, em casa da Diana.


O máster está a chegar à recta final, uns já voltaram aos seus países, outros seguem por aqui de festa e outros, como eu, seguimos de festa e esperamos que chegue Setembro e com ele muitas oportunidades de trabalho. Parece que cada momento que estamos juntos é o último. Os abraços sao mais apertados, as promessas de mantermos contacto sao ditas com mais entusiasmo ...embora tenhamos consciência que é algo que nao vai durar sempre. De momento falamos em organizar um encontro para 2010...embora (ainda) nao tenhamos decidido onde! Logo se verá no que vai dar, nao importa o sítio desde que estejamos todos juntos. O certo é que as saudades já se sentem e ainda nao regressamos todos às suas vidas.

Nenhum comentário: