sexta-feira, 14 de novembro de 2008

El Rastro




O domingo é igual em todo o mundo: ou se fica na cama a ressacar, ou se arruma a casa, ou se visita familiares ou aproveitamos o que a cidade nos oferece. Eu decidi levantar-me cedo (para o que é normal e só três horas depois é que percebi que a hora tinha mudado, portanto ainda era mais cedo do que tinha pensado) e fui ao El Rastro.
El Rastro é um colorido mercado de rua que se realiza há mais de 100 anos num dos mais antigos bairros operários da cidade. Rastro significa rasto e refere-se às entranhas dos animais que eram arrastadas pelas ruas no tempo em que aqui funcionava o matadouro. O artista Francisco de Goya imortalizou figuras de rua em quadros como Cego com Guitarra. Entre os habitantes mais exóticos estavam as amazonas, um grupo de cavaleiros que actuava em recepções reais no séc. XVI, e que são recordadas na Calle Amazonas.
O Rastro é mais conhecido pela feira da ladra, a mais famosa de Espanha, mas também há dezenas de bancas que vendem roupas e sapatos novos, mobiliário e antiguidades. O Domingo é o principal dia de comércio, eu fui lá para comprar umas botas, mas voltei com uma mochila LINDA! Há tanta, mas tanta gente neste mercado, muitos estrangeiros, que o torna perfeito para os amigos do alheio. Bares e cafés também não faltam de onde se pode cheirar o delicioso cocido madrileño, o difícil é encontrar assento…

Nenhum comentário: